Núcleos e Grupos de Trabalho

NÚCLEOS E GRUPOS DE TRABALHO 

Composição
São compostos por ASSOCIADOS com alguma especialização na área que representa. Os membros são convidados pelo Diretor Titular e pelo coordenador do Núcleo/Grupo, e os trabalhos se desenvolvem a partir da temática inserida nas reuniões de trabalho, que ocorrem regularmente.

Atividades
Promover reuniões mensais dos Núcleos;
Gerar relatórios e publicações conceituais;
Promover eventos, seminários, workshops entre outros;
Promover visitas de cunho tecnológico;
Interagir com os respectivos Departamentos da FIESP/CIESP.

NÚCLEO COMÉRCIO EXTERIOR – NCE

Objetivos do grupo

A cada dia que passa, fica clara e notória que a presença internacional é o que move a economia. As industrias brasileiras tem uma capacidade muito grande e pouco explorada em relação ao Comércio Exterior.

Com a missão de auxiliar as Empresas e Industrias da região nos negócios internacionais, seja importando ou exportando produtos e serviços, o Núcleo de Comércio Exterior da CIESP Castelo realizará reuniões, treinamentos, palestras, debates e encontros para troca de experiências e compartilhamento de informações, onde serão discutidos os mais variados assuntos relacionados ao comércio exterior, para manter os associados sempre atualizados, seja em estratégias, legislação específica, esclarecendo dúvidas e até mesmo preparando a capacitação das empresas e colaboradores para a melhores práticas no Comércio Exterior.

Todo o projeto será baseado nos seguintes pilares:

Operacional

- Como as empresas podem se habilitar e atuar no Comércio;

- Práticas no dia a dia das Importações e Exportações dentro das Empresas;

- Benefícios e incentivos para as Indústrias e Empresas;

- A importância do “Compliance” para o futuro do comércio exterior;

- Capacitação dos profissionais para os desafios diário do Comércio Exterior;- Legislação Aduaneira (Constantes Atualizações).

Comercial

- Prospecção de novos mercados e tendências mundiais;

- Acordos comerciais com outros Países;

- Formação de preços e custos de produtos;

Marketing

- Formas de divulgação e inserção no mercado Internacional;

- A importância da cultura dos países;

- Uso de informações e dados estatísticos para analise dos mercados.

GRUPO DE RH

Quem Somos
O Grupo de RH do CIESP Castelo foi criado em 09 de junho de 2005, com o objetivo de fornecer aos profissionais de RH das indústrias da região, informações voltadas às novas práticas, subsídios para incrementar a efetividade e a eficácia da Gestão de Pessoas na estratégia do negócio.

As reuniões acontecem mensalmente com palestras,estudos, discussões sobre macro tendências e suas implicações no RH.

Mais que uma ação de sucesso, o que destaca este grupo é o comprometimento com o desenvolvimento de pessoas através da capacidade de aprender coletivamente.

Missão
Preparar profissionais para que através das pessoas e com as pessoas se obtenham resultados competitivos para as organizações.


SUBGRUPOS

Objetivo dos Subgrupos
Provocar uma reflexão sobre as práticas atuais, fornecendo ferramentas indispensáveis ao crescimento profissional, visando atender a demanda por profissionais cada vez mais preparados para responder aos desafios do mercado tão relevantes nesta era do conhecimento.
Atração e Seleção de Pessoas;
Remuneração e Benefícios;
Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas;
Administração de Pessoal e Relações Trabalhistas / Sindicais;
Saúde / Segurança / Meio Ambiente / Qualidade de Vida / Ética / Resp.Social e Sustentabilidade.

GRUPO DE COMPRAS

Objetivos do grupo
Promover um ambiente favorável de busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para os participantes, por meio do compartilhamento de experiências, da reflexão, da avaliação e implementação de novas idéias para a excelência nas áreas de Compras das organizações.
Participantes
Todas as empresas com interesse em participar das reuniões do Grupo, agregando valor ao trabalho, alinhado aos objetivos acima.
Coordenação
O grupo é coordenado por Beatriz Nomura De Nardi, engenheira química formada pela FEI, pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia pelo IPT/USP e Green Belt na Metodologia Lean/Six Sigma pela SAE Brasil.
Temas pertinentes:
Melhores Práticas em Compras, Desenvolvimento de Novos Fornecedores, Compras Estratégicas, Gestão de Compras, Processo de Compras, Gestão de Contratos, Fluxo de Compras de Serviços, Compras de Materiais Diretos e Indiretos, Análise da Performance de Fornecedores, Relacionamento com Fornecedores, entre outros.
COMÉRCIO EXTERIOR – NCE

Missão
Difundir a prática do Comércio Exterior entre as empresas associadas de forma a permitir sua inclusão no mercado globalizado, gerando novas oportunidades de negócios. Atuar junto aos órgãos governamentais na defesa dos interesses dos associados favorecendo a melhoria dos processos, rotinas e toda a sistemática de Comércio Exterior.A Área de Comércio Exterior oferece ao empresário da indústria, serviços como o esclarecimento de dúvidas sobre: importação, exportação, logística, acordos internacionais, legislação aduaneira nacional e internacional, disponibiliza informações sobre mercados internacionais, divulga, apóia e promove missões e rodadas de negócios internacionais.

JOVENS EMPREENDEDORES – NJE

Missão
Formado por empresários jovens das mais diversas atividades da indústria estendida, busca preparar novos líderes e sucessores com perfil voltado ao crescimento de suas empresas, das entidades de classe e à participação representativa na política econômica paulista e brasileira. 

JURÍDICO – NJUR

Missão
A orientação jurídica do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP têm por atividade essencial a prestação de serviços de assessoria e suporte jurídicos às empresas associadas, no tocante a assuntos e questões que afetem a classe industrial como um todo ou segmentos relevantes desta categoria, podendo sugerir a proposição de ações judiciais acerca de temas que se mostrem prejudiciais ao desenvolvimento das indústrias paulistas. A consultoria jurídica prestada pelo CIESP não contempla o atendimento a solicitações que digam respeito a atos ou fatos particulares de empresas individualmente consideradas, pois tal não se coaduna com suas atividades primordiais de representação coletiva das indústrias. Não obstante, questões de interesse individual que, sendo objeto de freqüentes consultas ou, por qualquer outro motivo, demonstrem interessar a grande número de empresas direta ou indiretamente representadas por este Centro das Indústrias, serão objeto de elaboração de pareceres ou propositura de ações judiciais, cujos dados estarão disponíveis para as empresas associadas e Diretorias Regionais do CIESP. Além da assessoria e suporte jurídico às empresas, através de respostas a consultas, elaboração de pareceres e propositura de ações judiciais, o CIESP produz informes e dicas jurídicas que visam manter os industriais informados das alterações legislativas e das conseqüências daíadvindas.

INFRA-ESTRUTURA – NIL

Missão
Prestar assessoria e suporte aos associados em questões técnicas e políticas em infra-estrutura, de abrangência individual ou coletiva. Atuar na articulação política junto aos órgãos de governo em defesa dos interesses das empresas. Direcionando suas atividades aos setores que mais influenciam a competitividade das indústrias do Estado, quais sejam: Energia Elétrica, Petróleo e Gás, Logística e Telecomunicações  

MEIO AMBIENTE – NMA

Missão
Buscar soluções e alternativas sustentáveis para as principais questões ambientais das empresas associadas, atuando regionalmente e contando com a capilaridade e representatividade da entidade pelo Estado.Resumir os principais regulamentos e exigências da legislação ambiental, e orienta os associados na adoção dos melhores procedimentos na tramitação legal. Assessorar nas tratativas sobre cobrança pelo uso da água junto aos comitês de bacias hidrográficas. 

RESPONSABILIDADE SOCIAL – NRS

Missão
Ser um centro de competências para dar suporte às empresas na conscientização, compreensão e incorporação da Responsabilidade Social de modo sustentável aos seus negócios. 

COMPETITIVIDADE e TECNOLOGIA – NCT

Missão
Realizar estudos e análises sobre a performance e os principais obstáculos do setor produtivo promovendo a melhoria contínua e sustentada da competitividade da indústria a partir da gestão estratégica de informações e articulação de ações e projetos. Elevar os padrões de qualidade, inovação e tecnologia. Estimular o aumento dos níveis de investimento e produtividade. Ampliar e facilitar o acesso ao crédito. Promover melhorias de desempenho da gestão empresarial. Estimular o crescimento de cadeias produtivas. 

INTEGRAÇÃO SESI-SENAI – NISS

Missão
Propiciar condições de acesso a um melhor conhecimento das entidades da indústria. Promover encontros, visitas e divulgação de ações. Apoiar e acompanhar os programas destinados a indústria. 

CAPACITAÇÃO E PALESTRAS – NCP

Missão
Coordenar a realização de eventos, seminários, palestras, cursos compatibilizando os recursos internos e externos para fazer chegar oportunidades de aprendizado e capacitação aos empresários e seus colaboradores. Atuar em conjunto com o sistema “S” para otimizar as oportunidades oferecidas.